Web Scraping é uma coleta de dados através da internet, que funciona de forma automática, com linha de códigos programáveis (que chamamos de scripts). E usamos esses dados para fazer análises e ver qual a melhor decisão a partir desses resultados. Por exemplo, se você for comprar um carro e quiser obter o melhor preço, você pode usar o web scraping para comparar preços do mesmo modelo de carro.
Vale a pena!
Na internet encontramos uma quantidade inestimável de informação, e nossa dificuldade hoje é separar esses dados, procurando por informações de qualidade. É aí que o web scraping entra em ação! Para coletar os dados da web.
Então, toda e qualquer empresa que faça isso estará em vantagem em relação às outras, que não fazem. Isso porque, hoje em dia, não tem como falarmos de Business sem mencionar a tecnologia.
Onde usar?
Essa ferramenta multifuncional aparece em várias áreas. Pode ser usada para comparar preços e filtrar público-alvo para o marketing, a partir da coleta de dados. Então, podemos observar que pode ser usada em várias áreas, até mesmo na advocacia!
Podemos exemplificar, na advocacia precisa-se saber qual técnica foi usada nos julgamentos passados. Então os advogados coletam e tratam os relatórios antigos. Com isso, obtém essas informações de forma sintetizada e conseguem tomar melhores decisões.
E assim também acontece em todas as outras áreas que estão na internet. As empresas de tecnologia que possuem as redes sociais, por exemplo, usam o web scraping para ver os assuntos que estão em alto no momento. Isso pode facilitar a recomendação de conteúdo para as pessoas que estão inscritas naquela rede social.
Como fazer?
Primeiramente, é importante saber sobre linguagens de programação, como Python, por exemplo. Aí então, através dela conseguimos escrever um script, que será os comando para rodas e coletar os dados que queremos.
Só que, para isso acontecer, precisamos de algumas bibliotecas. Essas bibliotecas são instaláveis, seriam as tais: Pip, Requests e Beautifulsoup. As bibliotecas são uma coleção de subprogramas, são geralmente usadas no desenvolvimento de softwares, como o web scraping.
Como funciona?
Os scripts, citado acima, simularão uma pessoa navegando na internet, e quando o servidor web enviar de volta a página requisitada pelo script, o coletor de dados processa essa página. Só então ele converte essa página de dados para dados estruturados, depois disso conseguimos manipular e analisar.
Isso é legal?
Claro que se deve seguir com ética e ter consciência das atitudes tomadas, precisamos fazer as coisas com prudência! O web scraping precisa ter limitações, é proibido por lei que se faça coleta de dados pessoais privadas, ou faça uma violação da propriedade intelectual.
Com isso, seguimos as seguintes diretrizes para fazer a coleta de dados de forma lícita: Direitos autorais, Propriedade intelectual, Marca registrada, Plágio, Difamação, etc.
Quanta Jr. & Web Scraping
A Quanta Jr. É uma empresa que oferece serviços voltados à tecnologia, incluindo o web scraping e análise de dados. Para isso, contamos com bons analistas. Não toleramos qualquer tipo de comportamento antiético de nossos membros!
Então, se você estiver precisando de alguma solução nesse escopo, por favor entre em contato conosco a partir do nosso formulário. Estaremos dispostos a tirar qualquer dúvida e a ajudar o seu negócio!
Se quiser saber mais sobre web scraping e como fazê-la, indicamos este site para ajudá-lo!