ANÁLISE E MAPEAMENTO DE SINISTROS NA AMBEV

No início do ano de 2020, a Ambev abriu um edital voltado para empresas juniores, e nosso projeto foi selecionado. A principal produtora de bebidas também é uma das maiores empresas do Brasil e possuía diversos dados referentes às cargas que sofreram sinistro, ou seja, que foram roubadas, perdidas e situações similares.

Pesquisando, encontramos que somente na região de Campinas, foram registrados cerca de 600 casos de roubos de carga por mês em 2019. Então, fizemos o questionamento: como analisar as rotas mais seguras, com base no histórico existente? A solução que chegamos foi procurar essas informações dentro dos dados da empresa, assim entramos em contato com a Ambev para elaborar o projeto.

Desse modo, da mesma forma que ocorre em várias empresas (veja aqui a matéria da Exame), a maneira como tais dados eram armazenados não permitia que houvesse uma comunicação lógica entre as informações, tornando-as quase incompreensíveis para eles. Então, nossa proposta foi realizar uma análise desses dados a fim de conseguir mapear as causas por trás dos sinistros, aumentando o conhecimento da Ambev sobre seu processo de transporte de cargas.

Resultados do projeto

A primeira etapa consistiu em se familiarizar com os dados e iniciar o tratamento deles, para torná-los uniformizados. Esse processo foi essencial para começarmos a fazer análises sobre o conjunto de dados. Em seguida, executamos a categorização dos dados para conseguir analisar a correlação das variáveis e produzir gráficos que orientassem a visualização das informações relevantes. Como último passo, elaboramos e enviamos um relatório que permitisse a Ambev entender facilmente as causas por trás dos sinistros.

No fim, foram gerados diversos gráficos que transcreviam informações como o produto mais sinistrado ou época do ano com maior frequência de sinistros. Além disso, fizemos um mapa de calor interativo que nos mostrava as ocorrências de sinistro ao longo de todo nosso país.

Tais gráficos foram fundamentais para o entendimento de todos os dados possuídos, já que as informações passaram a ser apresentadas de forma visual e intuitiva. Assim, a Ambev tinha em suas mãos uma maneira extremamente eficaz de compreender a origem de seus problemas de transporte de carga.

Quer saber mais como usar os dados gerados na sua empresa a seu favor e encontrar soluções para seus principais problemas? Não hesite em entrar em contato agora mesmo, agende uma consultoria com um de nossos consultores.

Compartilhar:

Posts Relacionados

EMBRAPA E A APLICAÇÃO DE ALGORITMOS

Uma grande parcela do PIB brasileiro advém do agronegócio e o avanço da tecnologia é um dos principais motivos para este ramo ser ainda muito expressivo no Brasil. Desse modo, nessa era tecnológica em que dados são essenciais em tomadas de decisão, é fundamental que grandes empresas consigam se adaptar.

CONTINUAR LENDO

OTIMIZAÇÃO COM MACHINE LEARNING PARA PETROBRAS

O projetoA Petrobras, maior empresa do Brasil segundo o Forbes Global 2000 (2022),procurou a Quanta Jr. para otimizar seus resultados a partir de um banco de dados jáexistente na empresa. Assim como muitas empresas grandes e pequenas, a Petrobrástambém tinha à sua disposição diversos dados aptos a serem utilizados. A

CONTINUAR LENDO
plugins premium WordPress

ENTRE EM CONTATO

Deixe sua mensagem e entraremos em contato em breve!