Com a ampliação da produtividade e concorrência, o mercado tem exigido das empresas mais eficiência na reação às variações de cenários vividos atualmente. Por isso, cada vez mais, essas empresas procuram maneiras capazes de auxiliar na interpretação e análise de dados. Isso acontece, pois, concomitantemente ao crescimento da produção e competitividade, há também o aumento do volume de informações diárias a serem apuradas numa empresa e o tempo gasto para consolidá-las, o que gera a necessidade de uma maior agilidade nos processos.
Dessa forma, visando proporcionar vantagem competitiva para a tomada de decisões, está o uso de ferramentas de Business Intelligence (BI). Essas ferramentas geram uma visão sistêmica do negócio e contribuem no arranjo uniforme dos dados entre os usuários, sendo seu propósito principal, tornar os dados, informações de qualidade que sirvam de ponto de partida para aprimorar diferentes setores e aspectos. É nesse contexto que os conhecidos dashboards são vistos como importantes ferramentas de BI para a análise de dados da sua empresa!
Mas afinal, o que são os Dashboards?
Se traduzirmos de forma literal, Dashboard significa painel de controle. Partindo desse conceito, podemos imaginar que como os painéis de um carro, eles permitem que o usuário final tenha uma visão unificada dos dados e informações importantes de rápida interpretação.
Assim, os data dashboards, ou só dashboards são painéis em que são apresentados dados consolidados e arranjados em uma tela de modo que a informação seja monitorada de uma só vez. Afinal, tais informações podem orientar a elaboração de estratégias diferenciadas para alavancar o negócio.
A apresentação dos dados de um dashboard é muito visual, comunicando os objetivos de negócios em toda a organização, permitindo que os usuários vejam o progresso em direção às suas metas. Ele pode ser atualizado de forma automática com a periodicidade escolhida dependendo do objetivo, ou em tempo real, sendo um eficiente otimizador de processos.
Conclusão
Como vimos, por sua característica de automatizar o processo de coleta e apresentação de dados, o uso de Dashboards traz uma expressiva vantagem ao possibilitar a diminuição de tempo para visualização de informações relevantes, prevenção de erros e consequentes prejuízos. Com essa ferramenta é possível cruzar dados, visualizar informações em várias dimensões e analisar muitos indicadores de desempenho empresarial, como métricas de negócios, KPIs (em inglês Key Performance Indicators), entre outros. Então, por exemplo, sua empresa pode obter insights para aplicar melhorias na gerência e na administração dos negócios. Com um layout personalizado, os usuários visualizam apenas as informações que são mais essenciais para eles e podem filtrar as informações que não são relevantes.
É importante destacar que o uso de ferramentas de BI, como os dashboards, não se limitam apenas ao uso de dados, é preciso avaliar se as ações criadas com base nesse conceito realmente irão ajudar a sua empresa a atingir o objetivo esperado, tais como aprimorar os seus processos, serviços, etc.
Quer alavancar mais ainda seu negócio? Entre em contato e agende um diagnóstico gratuito! O que a Quanta pode fazer por você hoje?