Aplicações de Machine Learning na Gestão Empresarial

Nos últimos anos, através do intenso aumento das pesquisas tecnológicas, mudanças radicais aconteceram e continuam a perpetuar no espaço empresarial. Umas das mais notáveis inovações foi a criação de técnicas para o desenvolvimento de inteligências artificiais. Machine Learning (“Aprendizado de máquina”) é o exemplo mais difundido destas novas tecnologias, permitindo as mais variadas aplicações, especialmente a gestão empresarial.

1 – O que é Machine Learning?

O termo surgiu, inicialmente, pelo cientista da computação Arthur Lee Samuel, na década de 1950. Este definiu da seguinte forma: “campo de estudo que dá aos computadores a habilidade de aprender sem serem explicitamente programados”. Ou seja, ML é uma forma de automatizar como queremos que um certo computador se comporte.

Mas como o computador aprende? O processo para tal ocorre através do fornecimento de dados para a máquina, e identificação de padrões por esta. Para facilitar o entendimento daremos um exemplo. Veja a sequência: 3, 6, 9, e 12. É trivial perceber que o padrão de aumento dos números é: número seguinte = número anterior + 3. Este tipo de identificação é exatamente o trabalho da máquina.

Contudo, num cenário real, a quantidade de dados para identificar um padrão não se limita a 4 números, mas sim na escala dos milhares, senão, milhões. Portanto, é necessário muitos dados para permitir que o computador identifique um padrão, e poder computacional, para manter grandes quantidades de dados. Com muitos dados, mais preciso fica o padrão identificado.

2 – Aplicações de Machine Learning

Mas, como podemos usar este tipo de tecnologia complexa em na gestão de uma empresa? A resposta está no objetivo principal da empresa, diminuir custos. Através do ML, a máquina é capaz de fazer tarefas que anteriormente eram muito difíceis de um computador operar. Mas agora, através da evolução da tecnologia e do aumento computacional, é possível um computador operar em funções que somente humanos conseguiam. Assim, aplicando o método, uma empresa consegue automatizar as mais diversas tarefas. Consequentemente, diminuindo os custos ao não contratar funcionários e aumentando a produtividade, haja vista que computadores não têm pausa para almoço.

Além disso, ao reconhecer padrões, os algoritmos também conseguem entregar previsões de resultados. Usando o exemplo já exposto, é fácil ver que, ao saber o padrão de aumento dos números, podemos saber qual vai ser o 100º. Aplicando esta mesma ideia à gestão empresarial, somos capazes de prever erros antes destes acontecerem, logo, podemos evitá-los e diminuir os custos.

Dessa forma, o aprendizado de máquina, depois de certo tempo de funcionamento, pode recomendar quais decisões devem-se tomar. Isto é, elas sabem quando uma estratégia deve ou não ser tomada tendo um certo objetivo em mente. Dessa forma, permitindo uma elaboração de estratégias de gestão empresarial mais precisa e eficaz.

Considerando estas três características, torna-se evidente que as aplicações desta tecnologia podem contribuir para uma gama significativa da gestão empresarial.

3 – O futuro

Através das ideias apresentadas anteriormente, é possível perceber que Machine Learning abriu portas para uma revolução. As empresas estão cada vez mais acabando com os processos repetitivos através do trabalho das máquinas inteligentes, e economizando mais dinheiro através disso. É evidente que, portanto, quem não se adaptar às novas ferramentas estará atrás daqueles que entenderam seu potencial e o implementaram. O futuro chegou, e ele é efetivo, inteligente, e independente. Nossas vidas mudaram e precisamos nos adaptar.

Compartilhar:

Posts Relacionados

A Importância da Análise de Dados para Pequenas Empresas

No cenário competitivo atual, as pequenas empresas enfrentam o desafio constante de crescer e se destacar no mercado. Muitos gestores, entretanto, ainda acreditam que a análise de dados é uma ferramenta destinada apenas às grandes corporações, com vastos recursos tecnológicos. No entanto, a realidade é que a análise de dados

CONTINUAR LENDO

Computação Quântica: Diferenças, Aplicações e Equipamentos

Diferença entre Computação Quântica e Inteligência Artificial (IA) A computação quântica e a inteligência artificial (IA) são dois dos maiores avanços tecnológicos das últimas décadas, mas suas funções e naturezas são bem distintas. A IA refere-se a sistemas de software que simulam a inteligência humana para resolver problemas complexos, como

CONTINUAR LENDO